sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Vai começar, janeiro tem festa das violas em Sao Francisco Xavier!

São Chico das Violas é um encontro da música brasileira em que no palco, os convidados ilustres são a viola caipira e seus companheiro(a)s. Viajando por diversos estilos, com influência da vivência do homem no campo, ou leituras mais contemporâneas e urbanas para a música feita com o instrumento, o São Chico das Violas, apresenta no mês de janeiro 4 shows que acontecem aos sábados no Photozofia, e 4 rodas de violas, abertas e com a participação de convidados especiais. As rodas acontecem aos domingos em bairros rurais de São Francisco Xavier. Para facilitar o locomoção dos violeiros, uma van sairá da praça central às 14h, em direção às capelas dos bairros onde as mulheres quituteiras preparam o café, o bolo e esquentam a prosa para um domingo gostoso na roça de São Francisco Xavier.

Vem prá São Chico das Violas!

Desde 2009 o Photozofia Arte & Cozinha vem destacando no mês de janeiro músicos do cenário da viola em sua programação. Em 2012 e 2013 o festival recebeu o prêmio de fomento PROAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

De 04 a 26 de janeiro São Francisco Xavier respira viola. Os shows no Photozofia têm ingressos a preços populares: R$ 5,00, e as rodas de viola são gratuitas e abertas à participação de todos.

Confira a programação deste final de semana.

Dia 04/01 – 21h30 – Photozofia - Quinzinho Viola e os convidados Ciro, Waldecy do Acordeon e Cidinha. O show também será de lançamento do cd Nascente e gente nova – caipira de verdade, recém produzido pelo Espaço Cultural Ventos Uivantes.

Quinzinho Viola
Foto: Roberto Fachini

Dia 05/01 – 15h na Capela de Santa Bárbara - Roda de Viola com Trio Carreiro, participação do Grupo Catira Trais dus Monte e Violeiros de São Francisco. Há muitos anos, todo final da tarde, quando a comitiva de tropeiros parava para descansar, a roda de viola e a cantoria eram as formas de celebrar a amizade e cantar a vida que passava pelos caminhos tortuosos de chão batido do interior do Brasil. A tradição foi ficando distante no tempo, mas a celebração da vida com os amigos nunca foi esquecida. 

Trio Carreiro


Assim foi formado o Trio Carreiro e o show Roda de Viola ! Em um ambiente de alegria e confraternização, o trio apresenta seu repertório, que passeia por todos os gêneros da música caipira: pagodes, chamamés, polcas, cururus, toadas, modas de viola, batuques e tantos outros ritmos vão compondo a trilha sonora desta celebração.

O Trio Carreiro é formado por Anderson Baptista, Ighor Aguila e Rodrigo Nali. Mas, sempre pode aparecer um violeiro convidado, um músico da cidade e se juntar para alegrar o público. 

Fazer uma roda da viola é desafiar os músicos a mostrar a riqueza da cultura caipira em suas diversas expressões. E tocar baseado em gravações originais, enfrentando arranjos detalhados, cantar as letras que tocam fundo a sensibilidade e outras que mostram toda a ironia e humor do caipira, apresentar ritmos tão variados e convidativos, que exigerá destreza e fôlego de quem se aventurar a dançar.

O Trio Carreiro aceita esse desafio e apresenta um show tendo como repertório os clássicos: 
Rolinha Cabocla (Raul Torres e Florêncio), Eu, a Viola e Ela (Praense, Peão do Valle e Chicão Pereira), Vida de Pirangueiro (João Mulato e Douradinho) entre outras relíquias.

Anderson Baptista é instrumentista, compositor, cantor e arranjador. Um violeiro nato, iniciou os estudos aos 11 anos, ouvindo e reproduzindo as músicas de Tião Carreiro e Pardinho. Hoje é graduado em Viola Caipira pela Faculdade de Música da Universidade de São Paulo – USP. É integrante do grupo Viola Arranjada e da Orquestra Filarmônica de Violas

Igor Aguila é bacharel em Viola Caipira pela Universidade de São Paulo, é arranjador, compositor, instrumentista e cantor. Após passar pelo Rock e o Blues, participou de inúmeras rodas de violas e dividiu palcos com ícones da música caipira como Tinoco e Tinoquinho, TeTê Spíndola, Inezita Barrozo, Vinicius Alves, entre outros. É integrante da Orquestra Filarmônica de Violas e do quarteto Viola Arranjada.

Rodrigo Nali é instrumentista, cantor, compositor e arranjador, é ainda diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e integrante do Duo Catrumano. Desde 2002, seja com o Duo, a OFV ou outras formações, apresenta-se pelos palcos nacionais, como Sala São Paulo e CPFL Cultural, e internacionais, como Folk Fest Segovia (Espanha), Festival Alfonso Ortiz Tirado (México) Ollin Khan (Portugal) . Em 2011 lançou o primeiro CD do Duo Catrumano.
Qualquer pessoa pode participar das rodas, basta levar a sua viola ou ainda ir apenas para assistir. As quituteiras de São Francisco preparam também o café e a broa para embalar a moda e a prosa.
A produção cuidou de encontrar violeiros da terra e estes serão homenageados também. Todos os domingos de janeiro às 14h sairemos com uma van da praça principal levando os violeiros que queiram ir para os bairros.
O São Chico das Violas é um projeto com a realização do Photozofia Arte & Cozinha e Apoio do Proac – Programa de Ação Cultural 2013 – Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Agradecimentos: Moradores e visitantes, violeiros e catireiros de São Francisco, mulheres quituteiras, coordenadores das capelas, Padre Wendel, Casa de Cultura Julio Neme, Biblioteca Solidária, ECVU, ORBE SFX.

informações: 12 3926 1406 – 12 9 9640 2151

Nenhum comentário:

Postar um comentário