26/01 - Grupo RIO ACIMA


O grupo Rio Acima formou-se em Paraibuna/SP, em 1982. A riqueza de sua música é reconhecida com diversas premiações em festivais e apresentações na mídia. Entre elas o programa "Viola minha viola" (Tv Cultura),"Som Brasil" ( Globo), Vanguarda , Band Vale, Aparecida , Canção Nova, além de emissoras de Rádio. Discografia: Os Duendes (Single) 1992 Rio Acima"(1997) ( Produzido por Rui Motta. ex baterista dos Mutantes) Rio Acima “Correnteza” ( 2009) Participação nos discos: Calanguista Ernesto Vilella "Paraíba em Cantos Encantos do Paraíba", (Doroty Marques) "Festival Nossa Música",( Secretaria de Estado da Cultura/SP). Vale, Violas e Violões (Livro e CD de Vana Allas) Projeto Brinquinho & Brioso (Livro e CD de Tita Selicani) Apresentações: SESC (Várias Unidades) Festas populares em todo Vale do Paraíba/ Sul de Minas/ interior de São Paulo. Teatro Municipal de Viña del Mar, no Chile. Projeto Interior Acústico, da Secretaria de Estado da Cultura/SP Diversos eventos que contaram com a presença de artistas como Renato Teixeira, Almir Sater, Tarancón, Zé Ramalho, Moraes Moreira, Paranga, Zé Geraldo, Pena Branca e Xavantinho, Sá & Guarabira , Renato Borguetti, entre outros.


Formado por: Eduardo Rennó - violão e voz / Jacqueline França - voz e percussão / Anselmo Araújo – Voz e flauta / Fábio Santos –Voz percussão / Chico Batera – Bateria / Joe Medrano- Baixo-elétrico.

O Rio Acima vem, há 27 anos, misturando influências e apresentando novos compositores, todos ligados de alguma forma à continuidade e renovação da música regional do Brasil.Inspirando-se nos ritmos da nossa região como “Folias, Calangos, Catiras, Congadas e Rasta-pé, tudo com poesia, o resultado é uma música deliciosa, alegre e inteligente. A música que nos leva para uma viagem . Sempre entrelaçando, como quem tece um balaio de muitas cores, muitos ritmos, muitos sons e muita gente. A gente multicolorida do Brasil. Ouça o Rio Acima. como se ouvia música antigamente, quando havia tempo para viver e maior compromisso com a felicidade. Não se espante se, ouvindo essa música, a lembrança lhe trouxer de muito longe, que há muito não sentimos.terra, vento, noite, estradas de areia branca, lua. Em 2009 o Rio Acima lança o CD “Correnteza”, gravado em meados de 2008. Nesse trabalho o Rio Acima busca reafirmar a sua proposta em valorizar a nossa identidade, os traços da nossa cultura. E se posiciona como um grande representante da música da nossa região. O CD tem canções de vários compositores, Marcus Flexa (Jeitinho Brasileiro), Dimas Soares (Lamparina da terra), Afonso Pinto/ Toninho do bar ( A dança do Catira). Além de Jean e Paulo Garfunkel (Mazzaropi), compositores radicados em São Paulo , que já tiveram músicas gravadas por grandes nomes da música brasileira (Elis Regina, Renato Braz entre outros), E tem as participações especiais de Marcus Flexa, Kabé Pinheiro,percussionista que gravou o DVD do Padre Fábio de Mello, Emilio de Angelis (Tarancón) e Michelle Ortega que tocou no DVD Acústico do Roupa Nova.Nas vozes do Rio Acima a peça “A orquestra” de J.S bah mostra a função de alguns instrumentos numa pequena orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário